Na Gronelândia, cientistas portugueses percorrem solo congelado em estudo inédito

Numa estação na Gronelândia, três cientistas de Portugal têm os olhos postos no mercúrio e nos gases com efeito de estufa libertados do solo, que descongela por acção das alterações do clima.

Foto
Os investigadores Beatriz Martins e Diogo Ferreira no primeiro dia de trabalho de campo, na estação de Zackenberg, no Nordeste da Gronelândia DR
Ouça este artigo
00:00
07:35

O investigador João Canário, acompanhado de dois alunos de doutoramento, Beatriz Martins e Diogo Ferreira, encontram-se actualmente em trabalho de campo numa estação científica na Gronelândia. Os investigadores do Instituto Superior Técnico pretendem saber mais sobre o solo permanentemente congelado – o permafrost. Ou melhor, sobre o mercúrio e os gases libertados desse solo quando descongela e se degrada por acção das alterações climáticas e, para tal, vão andar a recolher amostras de solo e de água e a fazer várias medições na zona da estação, situada no Nordeste da Gronelândia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários