Greta Thunberg multada por desobedecer à polícia

Activista sueca desobedeceu a uma ordem policial em Junho, durante uma manifestação pelo clima. “As minhas acções são justificáveis”, disse Thunberg ao tribunal.

Foto
A activista sueca Greta Thunberg STEPHANIE LECOCQ/REUTERS

A activista sueca Greta Thunberg foi considerada culpada de ter desobedecido a uma ordem da polícia para abandonar uma manifestação climática na cidade de Malmo, no sul da Suécia, a 19 de Junho, e foi condenada ao pagamento de uma multa, noticiou a agência TT na segunda-feira.

Thunberg admitiu ter participado no protesto e ter desobedecido à ordem da polícia, mas declarou-se inocente e disse que estava a agir por necessidade.

Foto
Greta Thunberg à espera no tribunal nesta segunda-feira, 24 de Julho Andreas Hillergren/EPA

"As minhas acções são justificáveis", disse Thunberg ao tribunal, segundo o jornal Sydsvenskan. "Acredito que estamos numa situação de emergência que ameaça a vida, a saúde e a propriedade. Inúmeras pessoas e comunidades estão em risco, tanto a curto como a longo prazo".

A coima será aplicada com base nos rendimentos declarados por Thunberg e não foi imediatamente esclarecido quanto terá de pagar.

Thunberg fazia parte de um grupo de manifestantes que bloqueou a passagem de camiões de petróleo no porto de Malmo. Foi acusada de não ter abandonado o local quando a polícia lhe deu ordem para o fazer.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários