No coração da Lituânia bate o coração da Europa: de balão em Trakai, na prisão em Vílnius, Kaunas Art Deco
Com a Lituânia a celebrar 700 anos de Vílnius, vamos de coração aberto a experiências únicas: de balão sobre belezas de Trakai, de passeio pela prisão Stranger Things, Kaunas art déco. E mais amores.
São umas cinco da manhã, primeiros raios sobre a Lituânia, um gelo de bater os dentes. “Frio?” O meu tremor responde a Valentas Karpinskis, que anda às voltas na clareira a preparar o balão. Estamos a uns 30km da capital Vílnius, faiscante em ano de celebrar sete séculos com todos os foguetes a que tem direito. Mas agora a única luz que anseio é a do sol, como uma Lituânia a sair de um dos seus longos e gelados Invernos. A Primavera vai terminando, mas arisca, por mais esplendor florido e vegetal que os meus olhos absorvam neste pequeno grande país quase plano em que um terço é floresta e o resto são muitos lagos, o todo uma natureza historicamente resiliente e viçosa. “Espera até subirmos e vais ver como até te arde a cabeça.” Faça-se luz.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.