No coração da Lituânia bate o coração da Europa: de balão em Trakai, na prisão em Vílnius, Kaunas Art Deco

Com a Lituânia a celebrar 700 anos de Vílnius, vamos de coração aberto a experiências únicas: de balão sobre belezas de Trakai, de passeio pela prisão Stranger Things, Kaunas art déco. E mais amores.

Hot Air Balloon Flight over Trakai. Medieval castle of Trakai, Vilnius, Lithuania, Eastern Europe, surrounded by beautiful islands, lakes, forests, wilderness, nature in summer at sunset, aerial view
Fotogaleria
Um passeio de balão sobre Trakai é uma experiência inesquecível Michele Ursi/Getty Images
vilnius,relaxar,viagens,fugas,verao,lituania,
Fotogaleria
A encher o olho, lagos, braços de água, florestas Luís J. Santos
Ouça este artigo
00:00
16:18

São umas cinco da manhã, primeiros raios sobre a Lituânia, um gelo de bater os dentes. “Frio?” O meu tremor responde a Valentas Karpinskis, que anda às voltas na clareira a preparar o balão. Estamos a uns 30km da capital Vílnius, faiscante em ano de celebrar sete séculos com todos os foguetes a que tem direito. Mas agora a única luz que anseio é a do sol, como uma Lituânia a sair de um dos seus longos e gelados Invernos. A Primavera vai terminando, mas arisca, por mais esplendor florido e vegetal que os meus olhos absorvam neste pequeno grande país quase plano em que um terço é floresta e o resto são muitos lagos, o todo uma natureza historicamente resiliente e viçosa. “Espera até subirmos e vais ver como até te arde a cabeça.” Faça-se luz.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar