“Matildas”, um calendário antes de chegarem ao topo

Há 24 anos, 12 jogadoras da selecção australiana despiram-se para financiar a sua preparação olímpica e ganhar notoriedade num país que não sabia que elas existiam.

Foto
Tracie McGovern foi uma das jogadoras que participou no calendário de 1999 DR
Ouça este artigo
00:00
06:16

Primeira linha do artigo do jornal Sun Herald sobre o primeiro jogo internacional da selecção feminina de futebol da Austrália que aconteceu a 7 de Outubro de 1979. “A primeira coisa em que reparamos num jogo de futebol feminino são as jogadoras. Elas SÃO femininas.” Assim mesmo, em maiúsculas, como se fosse uma grande surpresa ou um pré-requisito exigido pelo jornalista, que só falou do resultado no sétimo parágrafo do texto – foi um empate (2-2) com a Nova Zelândia. Duas décadas depois desse jogo, na véspera dos Jogos Olímpicos de Sydney, o futebol feminino na Austrália parecia não ter saído do mesmo sítio. Ninguém queria saber das “Matildas”. Até ao momento em que se despiram – e o mundo inteiro estava a ver.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários