Patrícia Mamona a fazer coisas (e a ganhar uma medalha)

Ao longo de três anos, José Pedro Cortes fotografou regularmente os treinos de Patrícia Mamona no Jamor. Mas o resultado não nos faz viajar para lá das habituais imagens de desporto.

critica,artes,modalidades,culturaipsilon,atletismo,livros,
Fotogaleria
Patrícia Mamona como nunca a vimos? Nem por isso
critica,artes,modalidades,culturaipsilon,atletismo,livros,
Fotogaleria
critica,artes,modalidades,culturaipsilon,atletismo,livros,
Fotogaleria
Ouça este artigo
00:00
05:24

O universo visual relacionado com o desporto (sobretudo o que está ligado à alta competição) é hoje dos mais opressivos, e não apenas no campo da fotografia. As forças envolvidas (competição, dinheiro, sucesso, fama, celebridade, espaço mediático…) exercem o seu poder com uma eficácia tão grande que o que chega aos nossos olhos já só são farrapos, bocados de imagens produzidas em contextos fortemente controlados; imagens domesticadas, submissas. É um regime mais ou menos totalitário que suprime o interesse individual em função dos interesses obscuramente colectivos, sejam marcas de relógios, SAD de clubes de futebol, países ou fundos de investimento.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários