Cabo Delgado não é só um conflito armado, é também um conflito de interesses

A TotalEnergies retomará a exploração de gás em Cabo Delgado, mas não diz quando. Moçambique é palco de um complexo jogo de interesses e faz parte da nova corrida aos recursos naturais africanos.

Foto
BAZ RATNER/Reuters
Ouça este artigo
00:00
15:51

Há mais perguntas do que respostas em Cabo Delgado, Moçambique. Quando é que a TotalEnergies irá começar a extrair gás natural em Afungi? Quando é que existirá segurança para que as 600 a 700 mil pessoas ainda desalojadas possam voltar àquela província? Até quando irão permanecer no país as tropas do Ruanda e dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)? Quem paga ou vai pagar a presença destes militares, que contribuíram para diminuir a intensidade e a frequência dos ataques do radicalismo islâmico? Moçambique vai conseguir restabelecer o controlo desta província, na fronteira com a Tanzânia, sem ajuda externa? E, já agora, fazem algum sentido as teorias de conspiração que circulam pelo país?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 22 comentários