Cabo Delgado corre o risco de se tornar uma “totalândia”

A TotalEnergies tem feito parcerias com várias organizações para assegurar assistência humanitária em Cabo Delgado. O Governo de Moçambique acha que a multinacional pode fazer mais.

Foto
O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyussi, e o CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanne, num encontro em Pemba, Cabo Delgado, em Fevereiro, para discutir a presença da empresa francesa no Norte do país DR
Ouça este artigo
00:00
05:34

A TotalEnergies tem procurado minorar as frustrações da população de Cabo Delgado, a quem os megaprojectos de exploração de gás natural nem dão emprego relevante, nem retorno directo, através do financiamento de projectos de desenvolvimento local, na parte territorial que lhe diz respeito e que lhe é mais próxima. As diferenças entre Norte e Sul da província manifestam-se desta forma: a multinacional tem procurado dar resposta às populações que se mantiveram no Norte, enquanto organizações internacionais dão assistência humanitária a quem se refugiou no Sul.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar