P24. Ex-mercenário do grupo Wagner ao PÚBLICO: qual a verdadeira intenção de Prigozhin?

Neste episódio, conversamos com o jornalista Ivo Neto, que entrevistou o antigo comandante do grupo mercenário Marat Gabidullin.

Marat Gabidullin é ex-combatente do Grupo Wagner — o primeiro a atrever-se falar publicamente sobre os mercenários russos.

O ex-mercenário esteve no leste da Ucrânia em 2014 e na Síria a combater ao lado dos soldados de Bashar al-Assad. Terá sido convidado para combater novamente na Ucrânia, mas rejeitou.

No livro Eu Marat, Ex-Comandante do Grupo Wagner, conta todo o percurso que fez depois de ter deixado o exército russo em 1993.

Numa longa entrevista ao PÚBLICO, que poderá ler na tarde desta sexta-feira, Marat mostra uma visão crítica sobre a guerra, que considera “criminosa”. E dá a sua leitura dos acontecimentos no fim-de-semana da marcha de Prigozhin em direcção a Moscovo, defendendo que o líder do grupo Wagner nunca quis atingir o poder de Vladimir Putin.

Neste episódio, conversamos com o jornalista Ivo Neto, autor desta entrevista.


Siga o podcast P24 e receba cada episódio logo de manhã no Spotify, na Apple Podcasts, no SoundCloud ou noutras aplicações para podcasts.​

Conheça os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários