Mais dois cientistas portugueses ganham bolsas do Conselho Europeu de Investigação

Pedro Leão e Ana Vaz Milheiro juntam-se agora a sete outros investigadores em Portugal que receberam este ano bolsas europeias. Entre os dois arrecadam cerca de 4,5 milhões de euros.

Foto
Raparigas a carregar pedra para a construção de muros no Monte da Malagueta, na ilha de Santiago, Cabo Verde Arquivo Histórico Ultramarino
Ouça este artigo
00:00
05:13

Dois investigadores portugueses ganharam recentemente bolsas do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla em inglês), no valor de cerca de dois milhões de euros cada um, juntando-se a outros sete premiados este ano em Portugal pelo ERC. Pedro Leão vai procurar novas enzimas em cianobactérias. E Ana Vaz Milheiro dedicar-se-á a estudar o impacto do contingente de trabalhadores não-qualificados nas obras públicas nas antigas colónias portuguesas em África. As nove bolsas europeias totalizam quase 22 milhões de euros ganhos, desde o início de 2023, por cientistas que trabalham em Portugal.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar