Tripulantes de cabine da EasyJet marcam nova greve para 21 a 25 de Julho

Sindicato dos tripulantes de cabina marcou greve para os dias 21, 22, 23, 24 e 25 deste mês, após ter sido chumbada a proposta salarial apresentada pela transportadora aérea.

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Esta será a terceira greve da transportadora aérea em Portugal este ano Reuters/PHIL NOBLE
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O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) marcou uma nova greve dos tripulantes de cabina da EasyJet para os próximos dias 21, 22, 23, 24 e 25 deste mês.

Estes cinco dias de paralisação surgem na sequência do “chumbo” feito, esta quinta-feira de manhã, da mais recente proposta salarial apresentada pela companhia aérea, e que contou com 90% dos votos contra, segundo um comunicado do SNPVAC hoje divulgado sobre o pré-aviso de greve.

“Esta é a demonstração cabal e em uníssono do descontentamento dos associados EasyJet em relação às pretensões da empresa para connosco”, diz a mensagem do sindicato presidido por Ricardo Penarroias.

“Se estamos alinhados em alguns pontos da proposta, como é natural após alguns meses de reuniões, o que não compreendemos é a postura da companhia relativamente ao salário-base, que representa quase 2/3 do nosso pagamento”, afirma a direcção do SNPVAC na mensagem enviada aos seus associados. “Estamos muito abaixo dos valores praticados por outras companhias de aviação em Portugal e noutros países da rede”, acrescenta.

Este ano, já houve duas paralisações dos tripulantes de cabina da EasyJet em Portugal. A primeira foi em Abril, com a duração de três dias, seguindo-se outra, de cinco dias, entre o final de Maio e o início de Junho.

Empresa fala em exigências "impraticáveis"

“Apesar dos nossos esforços, as exigências do SNPVAC continuam a ser impraticáveis, com aumentos propostos que não demonstram qualquer sentido de realidade”, afirma a EasyJet em comunicado, afirmando-se desapontada com a acção agora anunciada.

“O pedido mais recente do SNPVAC é um aumento de 44% na remuneração global, o que é impraticável sem pôr em causa o futuro das nossas bases portuguesas”, adianta.

"Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para atenuar o impacto nos nossos clientes, incluindo a alteração antecipada do horário dos voos”, refere a companhia aérea liderada em Portugal por José Lopes.

“Os clientes dos voos afectados serão também contactados directamente através de SMS e do email que nos foi fornecido”, diz a EasyJet, garantindo que “todos os clientes afectados por cancelamentos são elegíveis para um reembolso ou para uma transferência gratuita para um novo voo.

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