“O Parlamento pode aprovar leis que obriguem o Estado a ter menos crianças em instituições”

Quanto mais prolongada for a situação de perigo, maiores são os riscos de problemas no futuro, diz Charles H. Zeanah. “Vai haver um momento em que é preciso dizer ‘chega de dar tempo aos pais’”.

Foto
O professor de psiquiatria dos Estados Unidos, Charles Zeanah, esteve em Portugal na semana passada MATILDE FIESCHI
Ouça este artigo
--:--
--:--

Charles H. Zeanah é psiquiatra e especialista de renome mundial no estudo dos impactos do perigo na família sobre as crianças e, em particular, em contextos de privação parental e de acolhimento familiar. Além da actividade clínica e académica que desenvolve na Escola de Medicina do Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento, da Tulane University, de Nova Orleães, é responsável pelo Bucharest Early Intervention Project com crianças romenas, que se desenvolve em equipa há mais de 20 anos. O acompanhamento junto de crianças em famílias de acolhimento ou em instituições permitiu à sua equipa concluir, sem qualquer dúvida, do maior risco de a criança ver o seu futuro comprometido se for para uma instituição.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar