Theatro Circo: Paulo Brandão deixa direcção artística no fim de Junho

Uma década depois e com programação fechada até final deste ano, director artístico sai numa “decisão partilhada”, segundo comunicado da administração da sala bracarense.

Foto
Sessão do Festival Semibreve, em 2018 André Rodrigues

Ao fim de uma década, o director artístico do Theatro Circo, Paulo Brandão, vai deixar o cargo, devendo a substituição ser anunciada antes da rentrée, anunciou esta sexta-feira a administração da sala de Braga.

"Depois de um ciclo longo de mais de uma década, marcado por uma afirmação qualitativa e quantitativa da sua programação cultural, é chegada a hora da renovação da direcção artística do Theatro Circo. Esta mudança surge no momento certo para estruturar o novo ciclo que começa com a preparação de Braga 2025 Capital Portuguesa da Cultura e que tem como horizonte a estratégia Braga 2030", pode ler-se num comunicado assinado pela administradora executiva do Theatro Circo, Cláudia Leite.

Em declarações à Lusa, Cláudia Leite explicou que Paulo Brandão permanece em funções até ao final deste mês e que sai fruto de uma "decisão partilhada", tendo havido "uma intenção de reestruturação e renovação".

"É natural nestes lugares haver momentos de renovação e entendemos que seria o momento para o fazer e a altura ideal", afirmou a administradora executiva, acrescentando que a programação está fechada até ao final do ano, o que vai permitir uma transição "tranquila e serena".

Questionada sobre se vai ser aberto um concurso público ou se vão ser endereçados convites, Cláudia Leite disse que é uma decisão que está em aberto até ao final do mês, estando ainda a ser fechado o perfil da pessoa que deverá suceder a Brandão.

No texto divulgado, a administração da sala municipal agradeceu a Paulo Brandão "a entrega, a qualidade e a irreverência com que pensou, estruturou e executou mais de uma década de programação de reconhecido relevo local, nacional e internacional".

No mesmo comunicado, a administração do Theatro Circo realçou que a instituição está hoje "mais bem preparada" para enfrentar desafios como: "uma maior integração infra-estrutural do sector cultural, um aprofundamento das ligações com as diferentes fibras que compõem o rico tecido cultural da cidade, um retrabalhar das disciplinas artísticas que sobem ao nosso palco e a procura da inovação na relação com a comunidade e na mediação de públicos".

O ciclo de 10 anos na direcção artística do Theatro Circo foi o segundo momento de Brandão à frente do espaço bracarense, depois de um período entre 2006 e 2010.

A Lusa tentou contactar Paulo Brandão, mas tal não foi possível em tempo útil.

Sugerir correcção
Comentar