Hackers atacam Outlook e podem ter reunido dados de 30 milhões de clientes

Os hackers pró-Russia terão atacado o serviço de correio electrónico Outlook nesta segunda e terça-feira, cortando o acesso a milhares de utilizadores, principalmente norte-americanos.

Foto
Kacper Pempel
Ouça este artigo
--:--
--:--

O grupo de hackers Anonymous Sudan terá atacado a gigante de tecnologia norte-americana Microsoft e pedido um resgate de um milhão de dólares para não exporem as vulnerabilidades da empresa e os dados dos clientes. Este ataque foi detectado pela empresa de cibersegurança portuguesa Visionware, que diz ao Expresso que o grupo terá reivindicado ter acesso a mais de 30 milhões de dados de clientes.

“De realçar que os 30 milhões de dados que detêm são ainda especulação, visto que ainda não publicaram nenhuma prova dos mesmos”, realça Bruno Castro, CEO da Visionware, ao semanário. Os hackers terão atacado o serviço de correio electrónico Outlook nesta segunda e terça-feira, cortando o acesso a milhares de utilizadores, principalmente norte-americanos. Segundo o Downdetector, os serviços da Microsoft estiveram inacessíveis para mais de 15 mil utilizadores nesta terça-feira.

O Expresso diz ainda que os Anonymous Sudan já anunciaram que a próxima vítima seria o ChatGPT. O grupo de "hacktivistas" pró-Rússia, com base no Sudão, diz ter iniciado uma nova campanha dedicada a atingir empresas e infra-estrutura dos EUA. Também já foram responsáveis por ataques a organizações internacionais e infra-estruturas críticas de países da UE e NATO.

Sugerir correcção
Comentar