31 de Maio — Dia Mundial Sem Tabaco

Muitos são os países, como Portugal, que aceitam o repto da UE para a criação até 2040 de uma “Geração sem Tabaco”, em que menos de 5% da população — e não 25%, como hoje — fuma.

Ouça este artigo
--:--
--:--

O tabagismo é a causa mais evitável de doença e morte em todo o mundo, sendo responsável por mais de 8 milhões de mortes anualmente, o que significa que mata mais pessoas do que a sida, malária e tuberculose juntas. Para além do custo evidente para a saúde individual, o consumo de tabaco tem também implicações em termos sociais (evidentes nas recentes mudanças legislativas propostas), económicos (inerentes aos gastos em cuidados de saúde e à perda de produtividade) e mesmo ambientais (relacionados com o próprio cultivo do tabaco, nomeadamente a desflorestação e degradação do solo, entre outros).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários