Aprovada nova lei da saúde mental que acaba com a “prisão perpétua” para inimputáveis

Desaparece da lei a possibilidade de prolongar o internamento depois de cumprida a pena, mesmo que se mantenha o nível de perigosidade do doente com necessidade de cuidados de saúde mental.

Foto
A lei da saúde mental foi aprovada nesta sexta-feira no Parlamento Paulo Pimenta
Ouça este artigo
--:--
--:--

A revisão da lei da saúde mental foi aprovada nesta sexta-feira no Parlamento e deverá seguir para Belém na primeira quinzena de Junho. As principais alterações têm que ver com a mudança de paradigma na abordagem das pessoas com necessidade de cuidados de saúde mental e inimputáveis: a partir de agora, depois de cumprirem a pena por um crime que tenham cometido, os inimputáveis são obrigatoriamente libertados, não se podendo prorrogar a sua medida de internamento de segurança automaticamente. Para além disso, se alguém necessitar urgentemente de cuidados de saúde mental e se recusar a recebê-los, pode ser alvo de internamento compulsivo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários