Artéria ganha Lápis de Madeira nos prémios D&AD

O projecto de jornalismo comunitário sobre Lisboa, produzido pelo PÚBLICO, foi distinguido nos D&AD Awards 2023, um dos prémios de design mais importantes do mundo.

Foto
O projecto de jornalismo comunitário do PÚBLICO foi distinguido na categoria “Magazine & Newspaper Design”

A versão impressa do Artéria, projecto promovido pelo PÚBLICO com o apoio Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, acaba de arrecadar um Wood Pencil nos prémios D&AD Awards 2023 — uma das referências internacionais quando se trata de premiar criatividade e design.

Um prémio conseguido na categoria “Magazine & Newspaper Design”, área na qual se destacaram outros 15 projectos oriundos de todo o mundo, entre eles as revistas Kindling, Magneto Magazine, New York Review of Architecture ou a The New York Times Magazine.

Esta não é a primeira vez que o Artéria vê reconhecidos os seus méritos nesta área. No final de 2022 tinha já tinha conquistado dois galardões no European Newspaper Award, distinção máxima para o design da imprensa europeia. Um deles conseguido na categoria “Inovação em edição impressa/edições especiais” e outro na categoria “Projectos cross-media”, distinguindo não só os dois primeiros números em papel, mas também o website artéria.publico.pt.

O projecto gráfico (na versão em papel) é assinado por Sónia Matos, directora de arte do PÚBLICO, já João Quental é responsável pela versão online.

Recorde-se que todos os conteúdos do Artéria são produzidos por voluntários, sob supervisão de um jornalista — e publicados tanto no papel como no online. Os temas e os géneros são variados (desde reportagem até artigos de opinião ou portfólios), mas tendo sempre Lisboa e os habitantes da cidade como personagem principal ou pano de fundo. Quem tiver interesse em participar deverá enviar um e-mail para arteria@publico.pt, indicando como pode ser útil ao projecto. Todos os e-mails serão respondidos.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários