A Lei do Tabaco: um combate contra a desigualdade

É fácil pensar que fumar é uma escolha individual, decorrente de uma consciente e pragmática avaliação dos riscos e benefícios desse comportamento. No entanto, os factos desmentem esta visão.

Ouça este artigo
--:--
--:--

O tabagismo é um problema de saúde, mas é também um problema social e político. Em Portugal, as pessoas com ensino superior vivem mais quatro anos, em média, do que as pessoas sem escolaridade e o tabaco contribui, sem qualquer dúvida, para esta desigualdade. A prevalência de consumo diário é três vezes superior na população adulta sem escolaridade ou com ensino básico, comparada com a observada na população com ensino superior (dados do Inquérito Nacional de Saúde de 2019). Na população jovem, 17% já tinham fumado cigarros até aos 13 anos de idade (dados do European School Survey Project on Alcohol and Other Drugs, 2019).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários