Presidente da comissão de vencimentos da TAP apresenta demissão

Tiago Aires Mateus diz na carta de renúncia ter “dúvidas” sobre as “atribuições, competências e procedimentos” na fixação da remuneração dos gestores públicos, segundo o Jornal Económico.

Foto
Tiago Aires Mateus foi ouvido no Parlamento no dia 19 de Abril LUSA/MIGUEL A. LOPES
Ouça este artigo
--:--
--:--

O presidente da comissão de vencimentos da TAP, Tiago Aires Mateus, apresentou o pedido de demissão do seu cargo ao Ministério das Infra-estruturas, que tutela a empresa pública.

“Atendendo ao actual contexto, não posso deixar de referir que a decisão de renunciar ao referido cargo decorre de motivos pessoais, mas também se esteia na minha convicção, tornada pública a 19 de Abril último, de que a existência desta comissão de vencimentos não só não encontra fundamento na estrutura accionista da empresa, como constitui uma fonte de dúvidas sobre o exacto recorte das atribuições, competências e procedimentos aplicáveis em matéria de fixação da remuneração dos gestores públicos”, diz Tiago Aires Mateus na sua carta de demissão, citada pelo Jornal Económico.

A revista Sábado refere, sem citar fontes, que Tiago Aires Mateus terá sido pressionado pelo Ministério das Infra-estruturas para alterar o parecer que fixa o vencimento do novo presidente da TAP, Luís Rodrigues, no sentido de ser mais elevado, informação que o PÚBLICO não conseguiu confirmar.

O Jornal Económico refere também, sem citar fontes, que em causa estará o facto de ter sido prometido ao novo presidente um salário de 504 mil euros, equivalente ao da ex-presidente executiva, Christine Ourmières-Widener, mas que a comissão terá proposto 420 mil euros, e que era o valor pago ao antigo presidente executivo da TAP, Fernando Pinto.

Já esta tarde, o ministro das Infra-estruturas, João Galamba, negou, no Parlamento, ter exercido influência no processo. "Nego categoricamente que tenha havido qualquer pressão do Ministério das Infra-estruturas, qualquer contacto do Ministério das Infra-estruturas", disse. "Penso que a demissão foi hoje de madrugada", disse Galamba, detalhando que o email é das três da manhã. O seu ministério, acrescentou, vai agora avaliar agora a demissão juntamente com as Finanças.

O ministro adiantou aos deputados da comissão parlamentar de inquérito que o vencimento do novo CEO da TAP "é o mesmo vencimento da ex-CEO da TAP sem direito a bónus" e disse não conhecer o parecer da comissão de vencimentos. O ministro explicou que quando foi acordado com o novo CEO da TAP o seu vencimento, ainda não havia esse parecer, e que usou como referência a decisão anterior da comissão de vencimentos tomada para o vencimento do salário da ex-CEO da TAP.

Luís Rodrigues, que vem da Sata, substitui Ourmières-Widener, e também o anterior presidente do conselho de administração, Manuel Beja. No cargo desde Junho de 2021, Tiago Aires Mateus (que já foi administrador da TAP entre 2015 e 2017) foi ouvido na comissão parlamentar de inquérito no dia 19 de Abril, tendo afirmado na altura que uma comissão que o tenha enquanto membro “não deliberará sobre prémios a um administrador destituído pelo accionista", numa referência a Ourmières-Widener.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários