“Temos de actuar cedo: 75% dos problemas de saúde mental começam antes dos 24 anos”

A covid-19 deu palco à saúde mental, mas é urgente responder a estes problemas na infância, diz Jennifer Hall, da Organização Mundial da Saúde. A psicóloga britânica esteve no Porto.

Foto
Especialista da Organização Mundial da Saúde indica que é necessário levar a saúde mental para mais perto dos jovens, como as escolas DANIEL ROCHA
Ouça este artigo
--:--
--:--

O decreto do fim da pandemia como emergência global de saúde pública (mas não da covid-19) marca o fim de três anos com um vírus a dominar conversas e investigação científica. Mas sinaliza também uma fase de balanços. E nunca houve tanta atenção à saúde mental, particularmente dos mais novos, como neste período pandémico. “A saúde mental de crianças e adolescentes é uma prioridade há muito tempo. Mas creio que a covid-19 trouxe realmente o tema para a fila da frente”, sintetiza Jennifer Hall, especialista em saúde mental da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar