BE questiona Carlos Moedas sobre vacada no Instituto de Agronomia

Bloquistas querem saber se o presidente da câmara de Lisboa autorizou a realização do evento - que já foi cancelado - e se há parecer da autoridade veterinária.

Foto
A vacada estava marcada para a tarde desta terça-feira Rui Gaudencio
Ouça este artigo
--:--
--:--

O BE enviou nesta terça-feira um requerimento urgente ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), em que questiona Carlos Moedas sobre a realização de uma vacada que a associação de estudantes do Instituto Superior de Agronomia (ISA) tinha agendado para a tarde desta terça-feira na Tapada da Ajuda. Entretanto, o evento foi cancelado. Autarquia diz não lhe foi feita "qualquer comunicação, "nem foi por esta emitido qualquer parecer".

“As vacadas são eventos onde vacas bravas são usadas para entretenimento. Esta prática atenta contra o bem-estar animal, visto que as vacas são provocadas, atingidas com objectos, agredidas, num local e condições de enorme stress para os animais. Lisboa tem pugnado pela ética e pelo bem-estar animal”, diz o requerimento do BE, assinado pela vereadora Beatriz Gomes Dias.

Face ao exposto, a bloquista diz ser “necessário saber se a CML licenciou este evento do ISA e se os serviços municipais, nomeadamente o veterinário municipal o autorizou”.

No requerimento, o BE faz duas perguntas a Carlos Moedas: “A CML licenciou a realização da vacada no ISA? Qual o parecer da autoridade veterinária concelhia.”

O PÚBLICO contactou o gabinete de comunicação da autarquia alfacinha e um dos seus membros revelou que "não foi feita qualquer comunicação à CML, nem foi por esta emitido qualquer parecer".

“Está de volta a grandiosa vacada! Não percas as nossas vacas nem as nossas imperiais. Vem sentir a adrenalina e a emoção desta grande vacada! Ahh não te esqueças… é para para quem os tem [segue desenho de um tomate]”, é escrito na convocatória para o evento.

O PÚBLICO tentou por diversas vezes contactar um membro da associação de estudantes. Só uma vez o telefone da associação foi atendido e desligado de imediato depois de nos termos identificado.

A vacada é levada a cabo há vários anos durante a realização da semana académica do ISA, mas esteve interrompida durante a pandemia da covid-19.

O PÚBLICO contactou a câmara, que confirmou o cancelamento do evento.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários