Há uma nova “normalidade” política?

O que explica que um político de tal forma grosseiro, demagogo e mentiroso consiga manter o apoio de uma ampla base de votantes republicanos?

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.
Ouça este artigo
--:--
--:--

1. Foi um espectáculo degradante a entrevista em formato town hall que Donald Trump deu à CNN, na quarta-feira passada. Não disse rigorosamente nada de novo. Nem sobre as eleições de 2020, que lhe foram “roubadas”. Não alterou um milímetro a linguagem ofensiva e desbragada com que se refere às mulheres. O dia 6 de Janeiro foi “um belo dia”, para a América e Vladimir continua a ser um tipo esperto” que nunca teria invadido a Ucrânia se ele fosse o Presidente. Recomendou à maioria republicana na Câmara dos Representantes que deixe o país entrar em incumprimento, recusando o aumento do limite da dívida federal. Quando a entrevistadora lhe lembrou o que disse em idêntica situação quando era ele o ocupante da Casa Branca – que a regra do limite da dívida soberana devia ser eliminada –, respondeu que, nessa altura, o Presidente era ele.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 23 comentários