Os malefícios do tabaco

O Estado é bastante tolerante com muitos vícios e muito hipócrita face a vários deles. O exemplo mais flagrante é o álcool (...). Ou, pior ainda, o jogo.

Ouça este artigo
--:--
--:--

Não sou fumador. Nem sequer estou naquela categoria dos que fumaram uns anos e depois deixaram de fumar. Nunca na minha vida fumei. Sempre considerei que não se podia ter os vícios todos e, vício por vício, escolhi outros. Por isso, o que vou escrever a propósito da nova legislação sobre o consumo de tabaco não tem esse conflito de interesses, mas tem outro muito pior: tenho um considerável mal-estar com o vezo autoritário, liberticida e controlador da vida individual que ela revela. Se o “tabaco mata”, mais valia então proibi-lo, do que ter um pé na liberdade de fumar e outro na prevenção dos malefícios do tabaco, sendo que o primeiro pé é tão esmagador que vai muito para além da prevenção, tem uma componente punitiva que afecta a liberdade individual, que passa, como é obvio, pelo direito de escolher riscos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 62 comentários