Primeiro-ministro interino da Eslováquia renuncia ao cargo; avança o vice-governador do banco central

Governo de Heger foi alvo de uma moção de censura no final do ano passado. Presidente escolhe Odor para liderar um executivo de natureza tecnocrata. Em Setembro há eleições.

Foto
Eduard Heger pediu a demissão este domingo Reuters/RADOVAN STOKLASA

O primeiro-ministro eslovaco, Eduard Heger, anunciou este domingo que apresentou a demissão do Governo interino à Presidente Zuzana Caputova, na sequência de uma crise política sem fim à vista.

Para o seu lugar, a chefe de Estado indicou o vice-governador do banco central da Eslováquia, Ludovit Odor, que irá liderar um executivo de natureza essencialmente tecnocrata.

Com 46 anos, Odor estava instituição bancária desde 2018. O resto do Governo, explicou Caputova, será revelado depois do dia 15 de Maio.

A crise política na Eslováquia, país com 5,4 milhões de habitantes e membro da União Europeia e da NATO, agravou-se durante a passada semana.

Na quinta-feira, o ministro da Agricultura, Samuel Vlcan, anunciou a demissão, após a revelação de um caso que envolveu um subsídio de 1,4 milhões de euros que foi concedido à sua empresa.

No dia seguinte, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rastislav Kacer, também anunciou a decisão de abandonar o Governo. O ministro não especificou, no entanto, os seus motivos.

O Parlamento da Eslováquia aprovou no final do ano passado uma moção de censura ao Governo de coligação do centrista Eduard Heger, apresentada pelo seu antigo aliado liberal.

A Presidente eslovaca pediu a realização de eleições antecipadas até Junho de 2023 e anunciou que o Governo de Heger teria poderes limitados e temporários para poder tratar os assuntos correntes.

A Constituiçãodo país não permite eleições antecipadas, mas o Supremo Tribunal levantou a opção de rever a Constituição, com a aprovação de uma maioria de três quintos dos 90 membros do Parlamento. Os deputados acabaram por agendar as eleições legislativas para 30 de Setembro.

Sugerir correcção
Comentar