Interior de prédio devoluto e vazio ruiu na Fontes Pereira Melo, em Lisboa

Edifício devoluto, inabitado e emparedado há vários anos ruiu na tarde deste domingo em Lisboa. O perímetro de segurança foi montado para prevenir eventual queda da fachada.

Foto
O prédio está devoluto e emparedado há vários anos, como é visível nesta imagem de arquivo João Gaspar/Arquivo

O interior de um prédio devoluto e emparedado há vários anos ruiu na tarde deste domingo na Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, sem que tenha resultado qualquer vítima.

À agência Lusa, Rui Serrano, do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, disse que o alerta foi dado cerca das 16h40, tendo sido mobilizadas dez viaturas e 40 operacionais, incluindo duas equipas cinotécnicas dos bombeiros e da PSP. No local esteve também a Protecção Civil municipal e a Polícia Municipal.

Ao PÚBLICO, o Comissário Bruno Pereira, do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, descreve que a procura por eventuais vítimas foi realizada por etapas.

"Em primeira linha, foi percebido se o edifício tinha condições para se investigar o interior. Reunidas as condições mínimas, e depois de accionadas as equipas cinotécnicas, concluímos que não havia qualquer pessoa. Naquele local, facilmente poderia estar uma pessoa em situação de sem-abrigo, por exemplo."

Quanto ao perigo de a fachada do edifício também ruir, o Comissário Bruno Pereira referiu que o perímetro de segurança "está montado" e salvaguardados eventuais riscos para o quarteirão em redor. Por sua vez, Rui Serrano, dos Bombeiros Sapadores, disse que a situação "será avaliada posteriormente".

Numa operação que demorou cerca de seis horas, os trabalhos foram dados por terminados pelas 22h. A derrocada parcial do interior do edifício não obrigou ao corte de vias públicas.

O prédio afectado está num quarteirão onde há outros dois blocos de edifícios com todos os acessos e janelas emparedados.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários