Candinho, Ernesto e Joreca: os pioneiros portugueses no Brasil

O Brasileirão começa neste fim-de-semana, com sete portugueses como treinadores, e (talvez) mais um a caminho. Mas não foram os primeiros a fazer a travessia.

Foto
Joreca a celebrar um título com o São Paulo DR

Portugal continua a ser um destino privilegiado para futebolistas brasileiros – segundo o site zerozero, são 115 na I Liga, 101 na II Liga e 85 na Liga 3, só para falar dos três primeiros escalões. Já no que diz respeito a treinadores, há apenas um, Accioly, o gestor de crise do Santa Clara. Atravessando o Atlântico, é exactamente o contrário. Há apenas um jogador português nos três primeiros escalões do Brasileirão (Rafael Ramos, defesa do Corinthians), mas treinadores são muitos, todos na Série A. São sete aqueles que vão iniciar a época na principal divisão do futebol brasileiro, a caminho de serem oito – isto se o Flamengo esperar por Jorge Jesus.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar