Mais de 1,6 milhões de pessoas sem médico de família. Sem medidas, “situação vai piorando”

Situação é grave sobretudo em Lisboa e Vale do Tejo, onde quase 1,1 milhões de inscritos não tinham em Março médico de família atribuído.

Foto
Lisboa e Vale do Tejo (LVT), sobretudo, mas também o Algarve e o Alentejo, são as regiões do país onde a dimensão deste problema é maior Nuno Ferreira Santos

É um problema que continua a agravar-se e que tem levado um número crescente de cidadãos a protestar, desesperados, à porta de centros de saúde e em frente ao Ministério da Saúde, a enviar abaixo-assinados e postais para o Governo, sem sucesso. O número de pessoas sem médico de família atribuído vai-se avolumando e, em Março, ultrapassou a fasquia dos 1,6 milhões, dos quais, quase 1,1 milhões residem na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), segundo os últimos dados do Portal da Transparência do Serviço Nacional de Saúde.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 30 comentários