Com segurança reforçada em Nova Iorque, Trump comparece em tribunal na terça

Operação policial para a ida do ex-Presidente a Manhattan está a ser cuidadosamente preparada. Candidatura garante ter angariado mais de quatro milhões de dólares em poucas horas.

Foto
Polícia de Nova Iorque instala barreiras junto ao tribunal de Manhattan onde Trump comparecerá na terça-feira Reuters/JEENAH MOON

Donald Trump é esperado na próxima terça-feira em Nova Iorque para ouvir de viva voz a acusação do procurador distrital de Manhattan no caso relativo ao pagamento de 130 mil dólares a uma antiga actriz de filmes pornográficos para esconder uma alegada relação extraconjugal.

A decisão de acusar Trump, tomada por votação de um grande júri, conhece-se desde quinta-feira à noite, mas desconhecem-se ainda que crimes específicos lhe serão imputados, uma vez que o processo se mantém selado. Fontes ouvidas pela CNN dizem que ao ex-Presidente serão imputados mais de 30 crimes.

O facto de ser a primeira vez que um ex-Presidente dos Estados Unidos é formalmente acusado judicialmente cria alguns desafios logísticos e de segurança, pelo que a sua deslocação entre a propriedade de Mar-a-Lago, na Florida, e o tribunal de Nova Iorque está a ser cuidadosamente preparada entre o Departamento de Justiça e os advogados de Trump.

Na sexta-feira, revela o The Washington Post, uma equipa de agentes dos serviços secretos passou as instalações do tribunal a pente fino e percorreu o caminho que Donald Trump fará no interior do edifício. Prevê-se que seja fotografado e que sejam recolhidas as suas impressões digitais.

A segurança à entrada e à saída do tribunal estará a cargo dos serviços secretos e, lá dentro, será assegurada pelos agentes de segurança habitualmente presentes no edifício e pela equipa que acompanha o ex-Presidente. Segundo o mesmo jornal, o tribunal pediu aos seguranças que lá trabalham que não gozem férias ou folgas nesse dia.

No exterior, e ao longo de todo o trajecto de Trump na cidade, a polícia nova-iorquina terá um dispositivo reforçado e várias ruas em redor do tribunal estarão fechadas ao trânsito e ao estacionamento. Segundo a cadeia televisiva NBC, foi pedido a todos os cerca de 36 mil agentes e 19 mil funcionários civis da polícia que começassem a ir trabalhar fardados a partir de sexta-feira. As autoridades temem que haja manifestações pró e anti-Trump.

Depois de a notícia da sua acusação ter chegado aos principais jornais e canais de televisão norte-americanos, Trump disse que esta não passava de “perseguição política” e uma “caça às bruxas” em vésperas das presidenciais de 2024, às quais o ex-Presidente é pré-candidato.

Marjorie Taylor Greene, congressista da ala mais radical do Partido Republicano que defende que é tempo de abrir um processo de impeachment contra Joe Biden, anunciou que estará na terça-feira em Nova Iorque para protestar contra a acusação ao ex-Presidente. “Nós temos de protestar contra esta caça às bruxas inconstitucional!”, escreveu no Twitter.

No mesmo dia, a equipa que está a trabalhar na candidatura de Trump disparou vários emails para os apoiantes a pedir um reforço de doações monetárias para a campanha. “Por favor, faça uma contribuição – de qualquer valor – para defender o nosso movimento da caça às bruxas inacabável e ganhar a Casa Branca em 2024”, dizia uma das mensagens, segundo a Fox News.

A televisão cita membros da candidatura para noticiar que foram angariados mais de quatro milhões de dólares em poucas horas. Antes de ser conhecida a acusação, a Fox News revelara uma sondagem segundo a qual Trump aumentou a sua popularidade entre os eleitores republicanos, sendo o preferido de 54% para concorrer à Presidência e deixando Ron DeSantis, governador da Florida, visto como o seu principal adversário, com 24% das preferências.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários