Um prémio para o jornalismo de dados

A Sociedade Portuguesa de Estatística lança a 1 de Abril o prémio Jornalismo de Dados SPE em colaboração com a Escola Superior de Comunicação Social. O prazo das candidaturas é até 30 de Julho.

Por forma a reconhecer e a premiar a excelência no uso de dados, visualizações, infografias e análises estatísticas na imprensa, a Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) irá lançar a 1 de Abril o prémio Jornalismo de Dados SPE em colaboração com a Escola Superior de Comunicação Social.

Há quem diga que o jornalismo de dados é como o fotojornalismo – mas em que se trabalha com um computador portátil para analisar dados em vez de se usar uma máquina fotográfica; ou até quem argumente que as ferramentas de análise de dados são a “nova câmara de vídeo” do jornalista. As perspetivas acerca do conceito são tão diversas que o Data Journalism Handbook, publicado pela O’Reilly, dedica várias páginas ao tema.

Simon Rogers – editor de dados do célebre jornal britânico The Guardian – tem uma visão um pouco mais rebelde, mas igualmente glorificante, acerca do jornalismo de dados. Rogers argumenta numa TedX talk que “os jornalistas de dados são os novos punk rockers”, no sentido em que “é uma nova forma de fazer jornalismo que, assim como o punk, qualquer pessoa pode fazer”.

Esta interpretação new wave do conceito – não é universal e talvez seja até controversa – resume uma ideia poderosa: dada a explosão na produção de dados, e o acesso generalizado a ferramentas de código aberto (por exemplo, Python ou R), massificou-se a possibilidade que cada um possa fazer as suas análises estatísticas e produzir visualizações, infografias e extrair conclusões.

Dado este contexto, a direção da Sociedade Portuguesa de Estatística sentiu assim que havia uma necessidade premente de distinguir e galardoar a excelência na análise de dados, comunicação visual e storytelling nos meios de comunicação social.

Ainda que já existam prémios internacionais de prestígio a propósito do tema (tais como o Sigma Awards, ou o recente prémio da congénere britânica da SPE), intuímos que seria fundamental desenvolvermos uma aproximação entre a comunidade estatística e o jornalismo a nível nacional. Partilhámos informalmente a ideia com colegas da Escola Superior de Comunicação Social no final de um seminário académico e também eles sentiram que seria o tempo de avançar com um projeto desta natureza; esperamos continuar a envolver outros parceiros nacionais na jornada que agora iniciámos, em edições futuras do prémio.

De facto, seja qual for a interpretação que se tenha acerca do conceito de jornalismo de dados, uma coisa é certa, já faz parte do presente. A nível nacional, vários os órgãos de comunicação social têm já nas suas equipas profissionais qualificados que passam grande parte do seu tempo a analisar dados em tabelas e Excel, células e colunas, estatísticas e gráficos e a escrever código em softwares estatísticos. E a nível internacional o panorama não é diferente, com vários meios de comunicação a dedicarem secções inteiras das suas páginas web ao tema (por exemplo, o Financial Times e New York Times).

É assim com grande prazer que desde já anunciamos que a Sociedade Portuguesa de Estatística irá lançar no dia 1 de Abril o prémio Jornalismo de Dados em colaboração com a Escola Superior de Comunicação Social. O prémio tem como objetivo reconhecer trabalhos de destaque no campo do jornalismo de dados, nomeadamente:

  • valorizar a estatística, bem como a forma como esta é utilizada e comunicada;
  • promover a utilização de dados de acesso aberto sobre temas de interesse público;
  • motivar jornalistas e outros profissionais de comunicação a trabalharem com dados na produção de conteúdos.

O prémio é constituído por uma quantia de 1000 euros e irá reconhecer um trabalho de caráter jornalístico que inclua análise de dados, publicados (ou difundidos) num meio de comunicação social. Pode candidatar-se ao prémio qualquer pessoa, ou grupo de pessoas, que cumpra os seguintes requisitos: seja autor de um trabalho de caráter jornalístico que inclua análise de dados; tenha publicado (ou difundido) num meio de comunicação social um trabalho de caráter jornalístico que inclua análise de dados entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2022.

Serão aceites candidaturas para a primeira edição do prémio até ao prazo final de 30 de Julho de 2023. Esperamos com este prémio seja mais um pequeno passo para que se estreitem laços entre o jornalismo, a estatística e a sociedade civil.

O autor escreve segundo o novo acordo ortográfico

Sugerir correcção
Comentar