Cabaz alimentar com IVA zero terá entre 30 e 40 bens essenciais

O Governo deverá fechar uma lista com 30 a 40 bens alimentares de primeira necessidade isentos do pagamento de IVA, segundo noticia a Rádio Renascença.

Foto
Fernando Medina com Ana Mendes Godinho Rui Gaudêncio

A lista de bens essenciais do cabaz alimentar com IVA zero anunciado na sexta-feira pelo Governo terá entre 30 e 40 produtos, avançou este sábado a Rádio Renascença, que adianta ainda que a lista final ficará definida na próxima segunda-feira.

Já a TSF, com base em fonte conhecedora do processo, dá conta de que o conjunto de bens alimentares de primeira necessidade será o mais abrangente possível, sendo o objectivo do executivo contemplar os produtos com maior procura por parte dos consumidores. O PÚBLICO tentou confirmar, sem sucesso, estas informações junto dos ministérios das Finanças e da Presidência, bem como do gabinete do primeiro-ministro.

Esta sexta-feira, o Governo aprovou a criação de um cabaz alimentar com IVA zero (a vigorar de forma temporária, entre Abril e Outubro), isto depois de várias semanas em que membros do executivo, entre os quais o ministro das Finanças, Fernando Medina, e o primeiro-ministro, António Costa, recusavam adoptar tal medida.

Na conferência de imprensa em que foi anunciado o novo pacote de medidas de resposta aos efeitos da inflação e consequente agravamento do custo de vida e dos juros, Fernando Medina disse que, "havendo acordo" com os sectores da produção e distribuição, esta "medida vai funcionar". "E vai conseguir baixar o preço de um cabaz e de um conjunto de bens ao longo dos próximos meses. Se resultar, vai conseguir o que não se conseguia com uma decisão unilateral”, acrescentou o titular das Finanças.

Medina não esclareceu que bens alimentares irão integrar o cabaz com IVA zero, dizendo apenas que a lista seria conhecida uma vez concluída a negociação com distribuição e produtores e antecipando que um acordo deveria ser alcançado no início da próxima semana.

Por outro lado, o ministro das Finanças notou que o cabaz será definido com base nas recomendações do Ministério da Saúde tendo em vista o que se considera ser uma "alimentação saudável".

Além do cabaz alimentar, o executivo anunciou ainda o reforço do subsídio de refeição na Função Pública de 5,20 euros para 6 euros, um aumento de 1% nos salários dos funcionários públicos (a partir de Abril), o apoio à produção agrícola no valor de 140 milhões de euros ao longo de 2023, e ainda a atribuição de 30 euros mensais em 2023 às famílias mais vulneráveis, bem como 15 euros mensais por criança para famílias vulneráveis.

Notícia actualizada com mais informações

Sugerir correcção
Ler 14 comentários