Sobre Pedro Costa, cineasta do nosso tempo

Eis dois exemplares de um tipo de filme raro no cinema português: aquele em que um realizador olha para o trabalho de outro realizador.

<i>Sacavém</i>: as marcas materiais do trabalho de Pedro Costa
Fotogaleria
Sacavém: as marcas materiais do trabalho de Pedro Costa
ipsilon-papel,cultura,ipsilon,critica,cinema,culturaipsilon,
Fotogaleria
Diálogo de Sombras

Os filmes de Júlio Alves, que se centram no trabalho e no cinema de Pedro Costa, são uma espécie de correspondente português da famosa série durante décadas animada por André S. Labarthe e Janine Bazin dedicada aos Cinéastes de Notre Temps (ou, na segunda encarnação, Cinéma, de Notre Temps), para a qual até houve contributos portugueses — o Oliveira, o Arquitecto, de Paulo Rocha, e, bem a propósito, o filme que Pedro Costa realizou sobre Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, Onde Jaz o Teu Sorriso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar