Guia sobre o apoio para atenuar escalada das prestações da casa

Bonificação de juros é retroactiva à prestação de Janeiro e acontece a partir do momento em que taxa de juro sobe mais três pontos percentuais face ao valor contratado.

Foto
Governo de António Costa lançou uma medida de bonificação de juros para crédito à habitação LUSA/JOSÉ COELHO

A medida que se destina a apoiar as famílias com dificuldades para suportar o aumento das prestações do crédito habitação, na sequência do forte aumento das taxas Euribor, foi aprovada esta quinta-feira, dia 16 de Março, em Conselho de Ministros. A avaliar pela apresentação feita pelo primeiro-ministro, António Costa, o universo de empréstimos abrangidos foi alargado, de 200 para 250 mil euros e foi simplificado o patamar de taxa de juro a partir do qual é assegurado o apoio do Estado, apelidado de bonificação de juros, por comparação com o projecto de diploma colocado em consulta pública. Apesar do texto final do diploma não ser conhecido - tendo ainda de ser promulgado pelo Presidente da República e publicado em Diário da República -, já é possível actualizar as linhas centrais da medida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários