Uma peça de teatro juvenil para questionar os descobrimentos (sem maiúsculas)

Nova criação da companhia de teatro Estrutura lança um olhar crítico sobre a forma como a época colonial é ensinada em contexto escolar.

Foto
Waldju Kondo e Tiago Jácome, dois dos intérpretes, interrogam-se sobre aquilo que os manuais escolares dizem sobre o colonialismo Filipe Ferreira

Que termos poderiam ser usados para descrever a época da colonização? No espectáculo descobri-quê?, com estreia marcada para esta sexta-feira no Centro Cultural de Paredes de Coura, “invasões”, “pilhagens”, “catequizações forçadas” e “matanças” são alguns dos que surgem escritos em faixas brancas. “Os encobrimentos portugueses”, dirão mesmo os intérpretes (Joyce Souza, Tiago Jácome e Waldju Kondo), que entram em cena parecendo-se com exploradores de outro planeta — fatos compridos a tapar tudo excepto as mãos, máscaras grandes a cobrir o rosto. Agora, já sem os enigmáticos escudos faciais, anunciam: “Acabámos de descobrir a vossa escola. Vamos inaugurá-la.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários