Madeira vai servir de cenário a parte da nova série televisiva Star Wars

Tudo indica que se trate da produção da série The Acolyte. Terão já chegado contentores com materiais para a rodagem, desde equipamento a serviço de catering.

Foto
Poster no Cineteka, um dos últimos vídeoclubes existentes em Portugal daniel rocha

A Madeira vai servir de cenário a parte de uma nova série televisiva Star Wars, confirmou o PÚBLICO. Muito equipamento já está na ilha portuguesa, como noticiou o Jornal da Madeira. A Antena 1 Madeira detalha que as filmagens vão ter lugar em zonas da costa sul e norte. Uma estrada regional vai encerrar entre os dias 11 e 14 de Março devido à rodagem da “série com notoriedade internacional e com interesse estratégico para a região”, segundo a Direcção Regional de Estradas, e tudo indica que se trate da produção da série The Acolyte.

Com a produção de filmes da saga Star Wars em reorganização, a grande investida da Lucasfilm e da sua detentora Disney é nas séries, mais precisamente para a sua plataforma de streaming Disney+. É para ela que está prevista The Acolyte, cuja rodagem já começou em Outubro do ano passado em Londres e que deverá passar agora pela Madeira. As filmagens de The Acolyte passaram também pelo País de Gales.

O PÚBLICO sabe que a rodagem conta com produção executiva no terreno, ou seja que são outras empresas nacionais ou europeias a fazer o trabalho de campo, e que a prospecção começou há alguns anos, sendo que desde Janeiro já existem movimentações na Madeira para montar a estrutura. The Acolyte é uma de duas produções Star Wars que se sabe estarem actualmente em rodagem – a outra é a segunda temporada de Andor, em Londres. A série, criada por uma das autoras de Poker Face, Leslye Headland, da Netflix, passa-se cerca de um século antes dos acontecimentos de Episódio I – A Ameaça Fantasma e conta com Amandla Stenberg e Lee Jung-jae como protagonistas.

Depois de filmagens de séries como House of the Dragon, da HBO, na aldeia de Monsanto ou de Velocidade Furiosa 10, no Norte de Portugal continental, chega a vez de a Madeira ser destino de rodagens de grandes produções internacionais. Desde 2018 que há um esforço de várias entidades para promover a Madeira como destino de filmagens, desde a Associação do Filme, Televisão e Multimédia da Madeira até às entidades regionais e nacionais. As perguntas endereçadas pelo PÚBLICO a vários organismos, da Portugal Film Commission (PFC) à Secretaria Regional de Turismo e Cultura, no âmbito da qual opera a Madeira Film Commission, ficaram sem resposta até à hora de publicação deste artigo. Também a Disney em Portugal não pôde confirmar a informação.

O Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), onde foi integrada a PFC, adiantou sexta-feira ao PÚBLICO "que deu entrada no ICA um 'registo de pedido de auxílio' para um projecto cuja produção arrancará na Ilha da Madeira a partir do próximo fim-de-semana", referindo-se a um procedimento prévio à candidatura formal para os incentivos de cash rebate (reembolso até 25 ou 30%) fornecidos pelo Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema (FATC) a projectos estrangeiros que filmem em Portugal. "No entanto, não significa que o projecto em causa será objecto de apoio – apenas que está em condições de, querendo, submeter candidatura ao incentivo a partir de 3 de Abril."

As candidaturas ao FATC estão suspensas desde Maio de 2022 e até Abril depois de no ano passado se terem esgotado as verbas por grande procura. O Ministério da Cultura reforçou a verba disponível no final do ano, com 10,9 milhões de euros, para honrar as candidaturas que tinham ficado sem resposta.

Um edital da Direcção Regional de Estradas da Madeira revelou esta quinta-feira que a estrada regional 214, no troço entre a Quinta do Lorde até à Rotunda Baía d’Abra, estará sem trânsito entre dia 11 e 14 deste mês devido às “filmagens de uma série de notoriedade internacional”. A Antena 1 Madeira noticiou quarta-feira que Star Wars "aterrava" na Madeira e indica que a equipa estará na ilha até ao final do mês. O Jornal da Madeira noticiou também esta quinta-feira que 40 contentores com materiais para a rodagem, desde equipamento alugado à empresa portuguesa Showreel a camiões de serviços de catering, ​chegaram à ilha.

Sugerir correcção
Comentar