“Vistos gold” renovados se casas estiverem arrendadas ou ocupadas pelo proprietário

O programa de “vistos gold” vai chegar ao fim. Vão deixar de ser concedidas autorizações de residência e as já existentes poderão ser renovadas, mas com limites.

Foto
Vistos gold resultaram em investimento de 6 mil milhões de euros imobiliário, desde 2012 ENRIC VIVES-RUBIO

Portugal vai deixar de conceder autorizações de residência para actividade de investimento (ARI), os chamados "vistos gold", e a renovação daquelas que já foram concedidas vai passar a ser limitada. Os vistos que tenham sido obtidos por via de investimento em imobiliário, que representam mais de 90% de todas as autorizações concedidas no âmbito deste programa desde 2012, só poderão ser renovados se os imóveis em causa estiverem arrendados para fins habitacionais por um prazo mínimo de cinco anos, ou se estiverem a ser utilizados como habitação própria dos proprietários ou seus descendentes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários