Espanha detecta caso suspeito de doença de Marburg

Doença infecciosa com taxa de mortalidade elevada já levou à quarentena de mais de 200 pessoas na Guiné Equatorial.

Foto
O homem suspeito de estar infectado com o vírus foi internado no Hospital La Fe, em Valência Reuters/EVA MANEZ

A Espanha detectou o primeiro caso suspeito de doença de Marburg, uma doença infecciosa mortal que levou à quarentena de mais de 200 pessoas na Guiné Equatorial, informou este sábado a autoridade de saúde da região de Valência.

Um homem de 34 anos, que esteve recentemente na Guiné Equatorial, foi transferido de um hospital privado para uma unidade de isolamento do Hospital La Fe, em Valência, enquanto decorrem exames complementares.

O vírus Marburg pode ter uma taxa de mortalidade de até 88%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Não há vacinas ou tratamentos antivirais aprovados para o tratamento da doença.

A Guiné Equatorial colocou em quarentena mais de 200 pessoas a 13 de Fevereiro e restringiu o movimento na província de Kie-Ntem, onde a febre hemorrágica foi detectada pela primeira vez.

O pequeno país da África Central registou até agora nove mortes e 16 casos suspeitos da doença, cujos sintomas incluem febre, fadiga, vómito com sangue e diarreia, de acordo com a OMS.

A organização disse ainda que está a aumentar a vigilância epidemiológica na Guiné Equatorial.

Nos Camarões, país vizinho da Guiné Equatorial, as autoridades detectaram dois casos suspeitos de doença de Marburg a 13 de Fevereiro em Olamze, uma comuna na fronteira com a Guiné Equatorial, disse o delegado de saúde pública da região, Robert Mathurin Bidjang, a 14 de Fevereiro. Os Camarões restringiram entretanto a circulação ao longo da fronteira para tentar evitar o contágio.

Sugerir correcção
Comentar