Associação ProPública pondera processar Estado por causa do atendimento aos cidadãos

Secretaria de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa defende que modalidade de agendamento “deve ser vista como uma opção que vai ao encontro da conveniência do cidadão”.

Foto
ProPública quer que todos os cidadãos possam aceder aos serviços públicos sem serem obrigados a agendamento prévio Rui Gaudêncio

Três meses depois de apresentar queixa contra a obrigatoriedade, imposta por vários serviços do Estado, de marcação prévia para o atendimento aos cidadãos, a associação ProPública — Direito e Cidadania considera que “substancialmente nada mudou”, apesar de “num ou noutro serviço existir maior flexibilidade”, pelo que está pronta para avançar com novas medidas. A associação já pediu uma audiência à provedora de Justiça e Agostinho Pereira de Miranda, presidente da organização, diz que vai pedir outra ao secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, e que, se daí nada resultar, o tribunal pode ser o próximo passo. “Evidentemente, iremos considerar a via contenciosa. Temos legitimidade para o fazer...”, diz.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários