Impacto da pandemia: número de cirurgias às cataratas caiu 20% e recurso a TAC 4,5%

OCDE comparou dados entre 2019 e 2020. Da análise de 31 países, concluiu que se realizaram menos 18% de cirurgias e menos 6% de TAC e ressonâncias magnéticas entre os dois anos.

Foto
Maiores quebras de actividade aconteceram na fase inicial da pandemia, quando os países suspenderam actos não urgentes Manuel Roberto

Este foi um dos efeitos visíveis da pandemia: o impacto na actividade assistencial programada. Da análise de 31 países, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) concluiu que em 2020, comparando com o ano anterior, se fizeram quase quatro milhões de cirurgias a menos (uma redução de 18%) num conjunto de 15 tipos de intervenção. E houve uma redução superior a sete milhões de ressonâncias magnéticas (RM) e tomografias computorizadas (TAC). Menos 6% nestes dois exames de diagnóstico. Os dados fazem parte do relatório Ready for the Next Crisis? Investing in Health System Resilience, divulgado nesta quinta-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar