Covid: alunos perderam um terço das aprendizagens pelo fecho das escolas em 15 países

Perda nas aprendizagens dos alunos do ensino primário e secundário é equivalente a um período lectivo e afectou mais as crianças mais desfavorecidas. A recuperação ainda está longe de surtir efeitos.

Foto
O encerramento das escolas aumentou as desigualdades na aprendizagem entre alunos mais ricos e pobres Nuno Ferreira Santos

Com o encerramento das escolas devido ao confinamento, os alunos do ensino primário e do ensino secundário de 15 países perderam mais de um terço (35%) das aprendizagens que deviam ter tido – o equivalente a um período lectivo. Apesar de estes défices na aprendizagem serem resultado dos encerramentos no primeiro ano de pandemia, a recuperação, segundo o estudo, que não incluiu Portugal, ainda não está em curso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários