Lisboa multa menos mas arrecada mais com novas regras do lixo

Desde que o novo regulamento de higiene urbana entrou em vigor, em 2020, as multas caíram 38%. Mas as receitas daí resultantes subiram 36%. Juntas de freguesia sem meios para fiscalizar.

Foto
Multa-se menos por infracções em relação ao lixo mas como os valores são mais altos, a câmara arrecadou mais Rui Gaudencio

Desde que entrou em vigor o novo regulamento de gestão de resíduos, limpeza e higiene urbana de Lisboa, em Janeiro de 2020, passaram a ser cobradas menos multas relacionadas com infracções às regras, pelos serviços da Câmara Municipal de Lisboa e pela Polícia Municipal, em comparação com os três anos anteriores. Se, entre 2017 e 2019, foram registados 5075 autos de notícia pela fiscalização camarária, entre 2020 e 2022 esse número desceu para 3150. Uma quebra de 38%.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar