Tesla recolhe mais de 362 mil carros por “risco de acidente”

Regulador norte-americano detectou problemas no sistema de condução assistida de alguns dos modelos da Tesla. Empresa diz que recolha servirá para corrigir software.

Foto
Elon Musk diz que em causa está uma actualização do sistema e não uma recolha de veículos Reuters/FLORENCE LO

A Tesla vai recolher mais de 362 mil veículos, depois de o regulador norte-americano da segurança rodoviária ter alertado que o sistema de condução assistida não cumpre as regras de segurança rodoviária e aumenta o risco de acidentes.

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) considera que o software da Tesla permite que um veículo “exceda os limites de velocidade” ou actue de “forma imprevisível” nos cruzamentos, o que “aumenta o risco de acidente”.

Apesar de discordar desta análise do regulador, a Tesla acabou por aceitar o pedido feito em Janeiro pela NFTSA.

De acordo com a agência Reuters, serão recolhidos os modelos da linha S, X, Y e ainda o modelo 3, equipados com o sistema de condução autónoma e que têm este software de condução assistida.

Oficialmente, a Tesla não deu explicações sobre a decisão, mas na quinta-feira à noite o dono da empresa, Elon Musk, escreveu na sua conta do Twitter que a palavra “recolha” para classificar uma actualização de software dos veículos é “anacrónica e simplesmente errada”.

Este é, diz a Reuters, um novo revés para o sistema de condução assistida da Tesla e vem condicionar o programa de testes que a empresa norte-americana considera cruciais para desenvolver veículos de condução totalmente autónoma.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários