“Anda, amigo”: equipa portuguesa resgata cão dos escombros na Turquia — e há vídeo do momento

A Força Operacional Conjunta resgatou o animal de um edifício na cidade de Antáquia, após o sismo que atingiu o país. Esteve uma semana nos escombros, mas não apresenta grandes ferimentos.

sismo-turquia-siria,caes,pet,p3,animais,
Fotogaleria
A equipa portuguesa resgatou um cão dos escombros EPA/JOAO RELVAS
sismo-turquia-siria,caes,pet,p3,animais,
Fotogaleria
O animal esteve 200 horas encurralado EPA/JOAO RELVAS
sismo-turquia-siria,caes,pet,p3,animais,
Fotogaleria
A Força Operacional teve de abrir um buraco na parede EPA/JOAO RELVAS
sismo-turquia-siria,caes,pet,p3,animais,
Fotogaleria
O resgate aconteceu quando a cadela da equipa ladrou e o cão respondeu de volta EPA/JOAO RELVAS
Türkiye
Fotogaleria
Tarçin saiu sem grandes ferimentos e já está com o dono EPA/JOAO RELVAS

A equipa portuguesa de resgate enviada para a Turquia resgatou, esta terça-feira, um cão dos escombros. O golden retriever esteve encurralado durante 200 horas na cidade de Antáquia, mas saiu sem grandes ferimentos, mostra o vídeo divulgado pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

A Força Operacional Conjunta teve de abrir um buraco na parede da cave para o cão conseguir sair para o exterior. “Anda, amigo”, ouve-se no vídeo do momento do resgate, seguido de umas palavras em turco. O animal estava visivelmente assustado.

Em declarações à agência Lusa, o coordenador da equipa cinotécnica da GNR na Turquia, André Rosa, explicou que o cão tem algumas feridas no focinho e nas patas, uma vez que tinha "tentado esgravatar a parede e encontrar uma saída". "Só tinha espaço para estar deitado, ali dentro", acrescentou.

Os socorristas portugueses têm realizado várias missões de salvamento nos últimos dias, mas o resgate deste animal aconteceu por acaso quando a cadela que acompanhava a Força Operacional ladrou e o cão respondeu de volta.

Depois do resgate, a equipa deixou o animal preso a uma trela, com acesso a água e comida até ao dono aparecer, situação que aconteceu uma hora depois. O cão, inicialmente apelidado de Tuga, chama-se Tarçin (canela, em turco).

Na semana passada, um dos cães da brigada nacional da GNR conseguiu detectar uma criança de dez anos presa nos escombros que foi depois salva pela equipa portuguesa.

Nos últimos dias, vários animais têm sido resgatados dos escombros depois do sismo que abalou a Turquia e a Síria na semana passada. Na cidade de Iskenderun, na Turquia, um grupo de socorristas salvou um cão e em Hatay um gato. Na Síria, os veterinários juntaram-se às operações de salvamento e resgataram dezenas de animais.

Sugerir correcção
Comentar