Portugal volta a ganhar e garante lugar nas “meias” do REC 2023

A selecção nacional de râguebi marcou 11 ensaios na Polónia e somou o segundo triunfo no Rugby Europe Championship.

Foto
Portugal conseguiu uma vitória fácil na Polónia Wojciech Szymanski

Segundo jogo, segunda vitória conquistada sem dificuldades e apuramento para as meias-finais do Rugby Europe Championship (REC) 2023 garantido. Como se esperava, Portugal mostrou neste sábado em Gdynia que é muito superior à Polónia e, com 11 ensaios marcados – Rodrigo Marta e Vincent Pinto conseguiram quatro cada -, ganhou por 3-65, assegurando matematicamente um dos dois primeiros lugares no Grupo B da principal prova organizada pela Rugby Europe. No próximo fim-de-semana, no Estádio Nacional, o “XV” português precisa de um empate contra a Roménia para confirmar a vitória no grupo.

Após derrotar - sem jogar bem - a Bélgica na ronda inaugural (54-17), Portugal viajou até à Polónia com dois reforços importantes (Mike Tadjer e Samuel Marques) e voltou a não precisar de elevar o seu nível de jogo para conseguir um resultado volumoso.

Com apenas 105 segundos, Samuel Marques mostrou a sua qualidade e marcou o primeiro ensaio (0-7). A Polónia, cinco minutos depois, garantiu os seus únicos pontos no jogo, através de uma penalidade (3-7), mas, mesmo permitindo que os polacos tivessem algum domínio territorial, Portugal sempre que aumentava o ritmo criava desequilíbrios na defesa adversária.

Assim, sem serem brilhantes, os “lobos” chegaram ao intervalo com mais quatro ensaios (Rodrigo Marta, Vincent Pinto, Jerónimo Portela e Mike Tadjer), e asseguraram um dos objectivos principais: o ponto de bónus ofensivo.

No regresso dos balneários, onde o seleccionador nacional Patrice Lagisquet terá pedido mais intensidade aos atletas portugueses, Portugal precisou de nove minutos para fazer mais três ensaios, com os dois pontas, que na próxima época vão representar o mesmo clube francês (US Colomiers) a começarem a assumir o protagonismo: Marta fez toque de meta aos 42’ e 47’; Pinto aos 49’.

A ganhar por 48-3, Portugal voltou a baixar as rotações e a Polónia resistiu 15 minutos sem sofrer ensaios, mas na parte final, com mais duas finalizações de Pinto e uma de Marta, o resultado atingiu a diferença final de 62 pontos (3-65).

Com dez pontos em duas jornadas, Portugal já tem a presença na meia-final assegurada. Dentro de uma semana, no Estádio Nacional, o primeiro grande teste dos “lobos” na prova será a recepção à Roménia, que neste sábado venceu na Bélgica, por 5-56.

Com saldo positivo de 119 pontos contra os 91 dos romenos, os “lobos” precisam de um empate para vencerem o grupo, garantindo assim o estatuto de anfitriões nas meias-finais, onde terão como adversários a Geórgia ou a Espanha. A final do REC 2023 está agendada para 18 ou 19 de Março e terá como palco o Estádio Nuevo Vivero, em Badajoz.

Neste sábado disputaram-se igualmente duas partidas do Torneio das Seis Nações, e num duelo entre o primeiro (Irlanda) e o segundo classificado do ranking da World Rugby, os irlandês bateram em Dublin os franceses, por 32-19. Em Edimburgo, o País de Gales, primeiro adversário de Portugal no Mundial 2023, voltou a ser derrotado, perdendo por 35-7 contra a Escócia.

Sugerir correcção
Comentar