Marcelo e Provedora de Justiça recebem ordens profissionais com olhos postos na declaração de inconstitucionalidade

Novo regime contestado pelos profissionais impõe a criação de órgãos de supervisão compostos, na sua maioria, por pessoas externas à ordem.

Foto
O Presidente da República enviou a nova lei das ordens profissionais para o Tribunal Constitucional LUSA/RODRIGO ANTUNES

Quatro dias depois de enviar para o Tribunal Constitucional o decreto sobre o novo regime das ordens profissionais, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu nesta terça-feira ao fim da tarde o Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) e vinte . No requerimento da fiscalização preventiva, o Presidente da República usou boa parte dos argumentos críticos que os membros dos CNOP (e também os responsáveis de cada ordem profissional) deixaram no Parlamento nas várias audições e nos pareceres que enviaram durante o processo legislativo, alertando para as possíveis inconstitucionalidades.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários