Música viral sobre os protestos do Irão vence prémio especial dos Grammys

A música escrita a partir de tweets de iranianos em protesto venceu um novo prémio especial dos Grammys, destinado à melhor canção pela mudança social.

Foto
Shervin Hajipour escreveu Baraye DR

Baraye, a música que se tornou num hino dos protestos iranianos, venceu o prémio especial dos Grammys destinado à melhor canção pela mudança social. É de Shervin Hajipour, um cantor iraniano que compôs a música a partir de tweets e outras publicações nas redes sociais de pessoas que homenageavam Mahsa Amini, a jovem de 22 anos que morreu sob custódia da polícia, depois de ter sido acusada de violar o código de vestuário do país.

Em sequência disso, surgiu uma campanha no TikTok para incentivar os utilizadores a nomearem a música para uma nova categoria especial dos Grammys — que acabou por vencer, na cerimónia que aconteceu esta madrugada.

O prémio destinado à melhor canção pela mudança social foi apresentado por Jill Biden, para quem esta música tem a capacidade de “unir, inspirar e mudar o mundo”. “Uma chamada de atenção poética e poderosa para os direitos das mulheres”, acrescentou, antes de terminar a apresentação com uma frase que Shervin Hajipour repete na música: “Pelas mulheres, pela vida, pela liberdade.”

Um vídeo mostra a reacção do cantor, rodeado de amigos, ao anúncio do prémio. No Instagram, Hajipour publicou uma fotografia acompanhada da descrição: “Vencemos.”

O cantor está neste momento em liberdade, mas pouco depois de a canção ter ficado viral, em Setembro último, o jovem foi detido. Enquanto estava preso, a música desapareceu da sua página de Instagram, o que levou os iranianos mobilizaram-se mais uma vez, voltando a publicar o vídeo e a exigir a libertação do cantor — que está actualmente em liberdade, depois de ter pago fiança e a aguardar julgamento.

Os protestos no Irão começaram em Setembro, quando milhares de pessoas começaram a sair à rua em contestação ao regime, depois de Mahsa Amini, de 22 anos, ter sido morta enquanto estava sob custódia da polícia da moralidade por ter sido detida por violar as regras de utilização do hijab.

Os iranianos, em protesto, começaram a tweetar as razões para se manifestarem, usando a hashtag #baraye, que significa “por”. Hajipour transformou esses motivos numa canção, que gravou a partir da casa dos pais, em Babolsar.

Sobre a atribuição do prémio, a Academia Discográfica dos EUA disse estar “extremamente emocionada” com a nomeação da música, que contou com 95 mil das 115 mil nomeações a esta nova categoria.

Sugerir correcção
Comentar