José Gardeazabal: “A literatura deve empurrar-nos e puxar-nos para trás e para os lados”

Quando Éramos Peixes é uma história centrada na vida de um casal. Ou talvez na vida de um “triângulo amoroso perfeito”? É o ambiente dos novos tempos trazido sem receio para a literatura. Mas não só.

Foto
dro daniel rocha - 27 abril 2021 - PORTUGAL, Lisboa - Entrevista a Jose Gardeazabal, escritor, sobre o seu novo romance Quarentena - Uma Historia de Amor Daniel Rocha

Quando Éramos Peixes é o mais recente romance de José Gardeazabal — pseudónimo literário de José Tavares (n. 1966) —, o segundo volume de Trilogia dos Pares (romances autónomos que se podem ler de maneira independente). No primeiro, A Melhor Máquina Viva (Companhia das Letras, 2020), o autor parodia o discurso político, confrontando-nos com ele, e ao mesmo tempo que o desconstrói ironizando com os próprios métodos, deixa à mostra os lugares confortáveis, mas periclitantes, em que esse próprio discurso se compraz deixando-se esvaziar de significado. Neste volume mais recente, continua o exercício da ironia e de sarcasmo, mas agora centrando-se na relação de um casal — talvez seja mais correcto dizer: na relação de um triângulo amoroso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários