África está menos segura e menos democrática que em 2012

Quase 70% dos africanos vivem em países cuja situação se degradou nos últimos dez anos. Cabo Verde é o melhor entre os PALOP, mas piorou; Angola esteve melhor, mas segue entre os piores.

Foto
Cabo Verde continua a ter um clima de governança favorável, mas registou uma tendência preocupante na última década ELTON MONTEIRO/LUSA

A situação estava a evoluir positivamente até que, nos últimos quatro anos, a década que prometia ser de boas novas para o continente africano, começou a desmoronar-se. A isso juntou-se a pandemia e chegámos ao final de 2021 com um decénio mais ou menos perdido – e ainda sem contabilizar o impacto da guerra na Ucrânia. O progresso do continente sofreu uma forte deterioração na segurança e Estado de direito e nos direitos e inclusão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários