A covid-19 pode deixar de ser emergência de saúde pública, mas não é o fim da pandemia

A Organização Mundial da Saúde volta a decidir neste fim-de-semana se a covid-19 é uma emergência de saúde pública. Ainda assim, continuar-se-á em pandemia nos próximos anos, alerta Carmo Gomes.

Foto
O coronavírus SARS-CoV-2 (a laranja), que provoca a covid NIAID

Estamos a completar três anos de pandemia da covid-19 e, apesar da diminuição de hospitalizações e mortes nos últimos meses, este ainda é um ano em que este vírus é protagonista. Previsões para sentenciar a pandemia? É difícil, mas o epidemiologista Manuel Carmo Gomes arrisca dizer que daqui “a menos de dois ou três anos” será difícil pôr um termo à pandemia da covid-19. Ou seja, conseguir ter uma maior previsibilidade do comportamento do vírus da covid, como temos de outras doenças com que convivemos há mais anos (como o influenza, da gripe).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários