Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV: Híbrido plug-in adopta motor rotativo como gerador

Depois do eléctrico MX-30, a Mazda lança uma mecânica híbrida plug-in diferente: há motor eléctrico, bateria e bloco térmico, mas a propulsão será sempre eléctrica.

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O MX-30 e-Skyactiv R-EV é proposto com uma potência equivalente a 170cv DR

Com uma bateria de iões de lítio de 17,8 kWh, o MX-30 e-Skyactiv R-EV tem uma autonomia eléctrica a bateria de 85 quilómetros, valor que a marca de Hiroxima estima ser suficiente para os percursos diários, mas não limita a condução a esse valor. A intenção já tinha sido desbravada nas apresentações do eléctrico, chegando-se a imaginar que se trataria de um pequeno depósito a gasolina ligado a um gerador para servir de extensor de autonomia, como se chegou a ver no BMW i3.

A Mazda, porém, não é conhecida pelas soluções convencionais e, mais uma vez, tira um coelho da cartola, incluindo um motor rotativo (Wankel, de 830 cc, a debitar 74cv) que vai buscar energia ao depósito a gasolina de 50 litros de capacidade para alimentar o gerador.

Quer isto dizer que a propulsão, às rodas dianteiras, será sempre eléctrica, ou seja, sem emissões (ou quase — são 21 g/100km, o que em alguns mercados europeus lhe angaria vantagens fiscais), não obstante o facto de se poder recorrer a um combustível fóssil, mais fácil de arranjar e cujo tempo de reabastecimento continua a ser imbatível.

O esquema poderá fazer lembrar o recém-estreado e-Power da Nissan, disponível no Qashqai e no X-Trail, já que não há uma ligação directa entre o motor térmico e as rodas. No entanto, difere no tamanho da bateria e no facto de nos modelos da Nissan não haver possibilidade de carregar a bateria numa tomada — logo, são catalogados como híbridos e não híbridos plug-in, ficando excluídos dos benefícios da Fiscalidade Verde.

Em termos de prestações, o MX-30 e-Skyactiv R-EV é proposto com uma potência equivalente a 170cv (125 kW) e binário máximo de 260 Nm, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, com uma velocidade máxima limitada a 140 km/h. O consumo combinado é de 1 l/100 km de gasolina, de acordo com o protocolo WLTP.

A condução pode ser adaptada em três modos: Normal, EV e Charge. O primeiro está accionado por defeito quando se põe o carro a funcionar; o modo EV força a mecânica a permanecer em modo eléctrico, até a bateria ser esgotada; no modo Charge, a carga da bateria é preservada.

Importa ainda indicar que a bateria pode ser recarregada em corrente alternada (são cerca de 90 minutos em tomada monofásica ou 50 em trifásica) ou contínua, até 36 kW, recuperando energia em 25 minutos.

O Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV foi revelado durante o Salão de Bruxelas, que arrancou a 14 de Janeiro e termina amanhã. Para já, não foram reveladas datas de início de comercialização em Portugal nem preços.

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