Apontado para o céu, um poderoso laser funciona como pára-raios

Pela primeira vez, um laser conseguiu desviar com sucesso raios fora de um laboratório. O sistema pode vir a ser usado para proteger infra-estruturas como aeroportos e parques eólicos.

Foto
O sistema laser em acção contra os raios Martin Stollberg/Trumpf

No Verão de 2021, algures no Nordeste da Suíça, uma equipa de cientistas fez experiências com um poderoso laser. Perto de uma torre de telecomunicações, apontou-o para o céu e fez com que disparasse à volta de 1000 impulsos por segundo. A grande missão era fazer desse laser uma espécie de pára-raios. Nesta segunda-feira, há motivos para se dizer que essa missão foi cumprida: num artigo científico na revista Nature Photonics, anuncia-se que, durante essa experiência, se conseguiu desviar raios (um deles seguiu a trajectória do laser mais de 50 metros).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários