Imagem de Lula da Silva algemado partilhada por André Ventura é verdadeira?

André Ventura partilhou nas redes sociais uma imagem em que Lula da Silva aparece algemado.

Foto
Imagem partilhada por Ventura nas redes sociais DR

A imagem

O líder do Chega, André Ventura, partilhou nas redes sociais uma fotografia em que o actual Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, aparece algemado, acompanhado por dois polícias.

O contexto

Na sequência da invasão de bolsonaristas ao Palácio do Planalto, Congresso e Supremo Tribunal Federal, sedes em Brasília, respectivamente, dos poderes executivo, parlamentar e judicial, André Ventura recorreu às redes sociais para condenar o incidente – dizendo compreender a “dor e revolta” dos apoiantes de Jair Bolsonaro por serem governados por um “bandido ex-presidiário”.

“Compreendo a dor e a revolta de milhões ao verem, de repente, que são governados por um bandido ex-presidiário! Sinto o mesmo! Mas a democracia tem regras próprias e é na arena democrática que o combate tem de ser travado, não com violência!”. O líder do Chega acompanhou a declaração com uma imagem de Lula da Silva algemado.

Os factos

É verdade que Lula da Silva foi detido, concretamente a 7 de Abril de 2018, no âmbito da investigação do processo Lava Jato. Condenado a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, o actual Presidente brasileiro entregou-se à Polícia Federal horas depois de ter sido emitido um mandado policial que ordenava a sua detenção.

Lula da Silva saiu da prisão 580 dias depois, a 8 de Novembro de 2019, e em 2021 viu o Supremo Tribunal Federal anular todas as condenações, repondo todos os direitos políticos e abrindo caminho para uma nova candidatura à Presidência brasileira.

Apesar disso, a imagem divulgada por André Ventura não é verdadeira: trata-se de uma imagem adulterada, na qual o rosto de Lula da Silva foi colocado sobre a fotografia de outra pessoa detida. Isto porque se entregou às autoridades brasileiras, embarcando num avião que o transportou até Curitiba, onde ficou detido, e nunca apareceu algemado nas fotografias desses eventos.

Lula da Silva a entrar no avião da Polícia Federal, em São Paulo, na madrugada de 8 de Abril de 2018 REUTERS/PAULO WHITAKER
Lula da Silva ao chegar a Curitiba, onde ficou detido, a 8 de Abril de 2018 REUTERS/RICARDO MORAES
Fotogaleria
Lula da Silva a entrar no avião da Polícia Federal, em São Paulo, na madrugada de 8 de Abril de 2018 REUTERS/PAULO WHITAKER

A imagem utilizada é, na realidade, de Pedro Corrêa, um ex-deputado federal que cumpre actualmente uma pena de prisão de mais de 20 anos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito dos escândalos do Mensalão e Lava Jato. A fotografia original remonta ao momento da sua detenção, em Abril de 2015.

Face à partilha da imagem, o Facebook e o Instagram colocaram avisos sobre a publicação de André Ventura, destacando que "a foto ou imagem foi editada de uma forma que pode enganar as pessoas, mas não por ter sido mostrada fora do contexto".

O PÚBLICO endereçou questões ao líder do CHEGA, mas até ao momento da publicação deste artigo não obteve qualquer resposta.

Em resumo

Lula da Silva já esteve preso, mas a fotografia partilhada por André Ventura é adulterada e não corresponde à realidade.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários